Monday, January 2, 2012

DRIFTING / EM DERIVA em Lisboa de António Pedro Lopes (Pt) e Gustavo Ciríaco (Br)


O projecto DRIFTING / EM DERIVA em Lisboa de António Pedro Lopes e Gustavo Ciríaco procura 10 pessoas para integrarem um laboratório de criação que culminará em 4 apresentações a terem lugar no Negócio (Bairro Alto), nos dias 26, 27, 28 e 29 de Janeiro de 2012, sempre às 21h 30, em Lisboa.
Procuramos pessoas a partir dos 16 anos que vivam em Lisboa, com ou sem experiência de palco, interessadas em dança, performance e arte contextual.
.
Condições de Participação
O projecto decorrerá durante todo o mês de Janeiro e estará dividido em quatro momentos, os participantes deverão ter disponibilidade para as datas de laboratório, ensaios e apresentações:
1.Encontro/experiências individuais com os artistas- 1 encontro a definir com cada participante entre 4 e 11 de Janeiro.
2.Duas semanas de laboratório  de criação (3 horas por dia em horário pós laboral com todos os participantes, 2ªs,4ªs e 6ªa feiras no período de 9 a 20 de Janeiro
3.Ensaios dia  23, 24 e 25 de Janeiro das 19h às 22h.
4.Participação nos dias de apresentação – 26 a 29 de Janeiro, das 19h às 22:30
A participação no projecto tem como centro a experiência de um laboratório de criação. É portanto, um projecto baseado em troca de experiências e criação em conjunto. Ainda que se trate de um projecto que apela à participação voluntária, todos os participantes beneficiarão de um apoio simbólico de transporte e alimentação.
.
Para as inscrições, por favor, envie um e-mail para: drifting.em.deriva@gmail.com contendo:
- dados pessoais (Nome, Morada, Telefone e Email)
- uma fotografia sua tirada em Lisboa (onde se perceba claramente o rosto e a localidade)
- uma curta biografia (sublinhando a experiência social, profissional e emocional com Lisboa)
+ infos: 917908484 ou 939023426
Data Limite de Inscrição : 3 de Janeiro de 2012

DRIFTING | Em Deriva é um projecto contextual que leva Ciríaco e Lopes a diferentes cidades para mapear os afectos que correm nesses lugares, através de vários tipos de encontro. Numa primeira instância, o encontro das suas histórias num contexto deslocado, depois o encontro com cada cidade como paisagem urbana, e finalmente o encontro com os seus habitantes, as personagens que encontram na deriva e que alimentam o processo criativo. Seguindo uma lógica episódica, cada cidade é um novo capítulo neste exercício viajante que cria pontes entre pessoas e lugares.

DRIFTING | Em Deriva -Lisboa é o 4º episódio numa série de incursões por cidades do mundo. Anteriormente, o projecto decorreu nas cidades do Rio de Janeiro, Taipei e São Paulo. Em cada uma dessas cidades, o projecto arriscou um formato diferente e provisório, tendo já resultado respectivamente numa performance, numa exposição e num espectáculo. O episódio lisboeta assume a forma de um laboratório de criação com apresentações, e  propõe experiências de deriva pela cidade, passeios, efeitos de corrente, cadavre exquis, telefones estragados,  estranhas coincidências, colecções de histórias, corpos-exposição,  blind dates, discos, danças, casamentos, correntes de ar, apartamentos, pretos no branco, lugares de passagem e espaços de memória.

DRIFTING| Em Deriva – Lisboa é um projecto de António Pedro Lopes e Gustavo Ciríaco,co-criado e interpretado por 10 participantes do laboratório de criação. Este projecto é co-produzido e acolhido em residência pela Galeria Zé dos Bois (Negócio) e financiado pelo Programa de Apoio à Dança da Fundação Calouste Gulbenkian.

.

Notas Biográficas
António Pedro Lopes nasceu em Ponta Delgada em 1981. É performer, autor de espectáculos. Depois de ter estudado teatro musical, licenciou-se em Teatro na Universidade de Évora e frequentou o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Trabalhou entre outros com Jérôme Bel, João Fiadeiro, Gustavo Ciríaco e Marco Berrettini/*MELK PROD. Cria espectáculos em nome próprio desde 2004. Em 2010, fundou em Lisboa a ONE LIFE STAND, estrutura onde desde então tem inscrito e desenvolvido vários projectos em colaboração com outros artistas: Luzes Ligadas Não Quer Dizer Que Estejamos em Casa (2010) com Monica Gillette; MEASURE IT IN INCHES (2011) com Marianne Baillot e Drifting/Em Deriva( a partir de 2010) com Gustavo Ciríaco. Os seus trabalhos foram apresentados em Portugal, Espanha, Alemanha, França, Brasil, Taiwan e México. É também elemento activo na implementação de S&T Collaborations (www.sweetandtender.org), canta, e ensina regularmente em teatros e programas de educação artística. Para saber mais sobre APL, por favor consulte: theantsandtherats.blogspot.com
.
Gustavo Ciríaco nasceu no Rio de Janeiro. É performer e artista contextual com actuação nas artes performativas e visuais. Desde 95,  apresenta-se, ensina e desenvolve parcerias com artistas brasileiros e estrangeiros no Brasil, América Latina, Ásia e Europa.Seus projectos são encontros centrados na produção de presença, na ficção compartilhada e na arquitectura imaginária.Actua no espaço urbano com projectos de caminhada, em parceria com Andrea Sonnberger: Aqui enquanto caminhamos (Alkantara, Lisboa 2006) e Vizinhos (Casa Encendida, Madrid 2009) ; em projectos conversacionais:Drifting (Casa França-Brasil, Rio; Bamboo Curtain Studio, Taipei; Desaba & Centro Cultural de São Paulo), em parceira com António Pedro Lopes; e em espetáculos de dança: Still – sob o estado das coisas (SESC São Paulo, 2007), Nada. Vamos Ver (SESC São Paulo e Culturgest, 2009) e Eles vão ver (Panorama, 2010). É director artístico do Manifesta!, Teatro Cacilda Becker, Rio de Janeiro e curador convidado do Entre_Lugares, programa de intercâmbio entre Londres e Rio de Janeiro, uma parceria do ENTRE (Sérgio Porto) e o Chelsea Theatre. Actualmente desenvolve o projeto Where the horizon moves (Maus Hábitos & Guimarães Capital Européia da Cultura) . Mais detalhes, procure no gustavociriaco.blogspot.com
.
Mais informação sobre o projecto: Drifting / Em Deriva

About Me

My photo
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Rio de Janeiro. I am a performing artist and art maker coming from dance. I love to dialogue with the historical, material and affective context we are immersed in any given situation. As art form, my work goes from multimedia stage conceptual work to convivial and open-air pieces. It strikes me the awareness and fictions arising from the sublime of daily situations, its materiality, the reference points that we cling to and build up our relation to reality and how meaning grows from this. contacts: gustavociriaco@gmail.com | marine@elclimamola.com

Blog Archive