Thursday, January 17, 2013

Uma sala de maravilhas | Rio de Janeiro




Sala de Maravilhas era uma coleção enciclopédica na Europa Renascentista, de tipos de objetos cujas fronteiras categóricas estavam ainda por ser definidas. A terminologia moderna viria categorizar os objetos incluídos como pertencendo à história natural, à etnografia, ou como relíquias históricas, obras de arte, antiguidades, etc. Um microcosmo ou um teatro do mundo, um verdadeiro teatro de memória.

Os Wonder rooms ou coleções de maravilhas consistiam, no entanto, mais do que mera ostentação de conhecimento ou mundanismo, eram inventários particulares, individuais, altamente meticulosos do que se sentia como fora do comum, como marcante, estranho, singular. Uma espécie de diário tridimensional do que produzia maravilha em uma pessoa. O resultado de uma visão rebuscada do que se exporia para o mundo ver. Há na coleção antes de tudo a figura daquele que escolhe o que recolher do mundo para que os outros o vejam. Desejo de partilha? Desejo de inventário? Construção de um passado? Sua invenção? 

O que quer que orientasse os primeiros donos dos gabinetes de curiosidades, algo em comum os agrupava: o desejo de aproveitar da sua posição para realizar um inventário do mundo. Um modo talvez de se apropriar desse universo em transformação, onde os traços da história começavam a ganhar uma visibilidade inédita na vida individual.

Nos dias atuais, onde museus tomaram a função de guardiães da história comum dos homens, onde as categorizações ganharam a força dos incontornáveis, o desejo de realizar o seu próprio inventário do mundo, a sua própria coleção de maravilhas, no entanto, não nos abandonou. Visível na incomensurável quantidade de blogs e na proliferação de redes de relacionamento virtual, mais do que nunca a força dos inventários continua a levar indivíduos a dedicar uma boa parte do seu tempo (aliás, uma parte bem preciosa), a coletar, a reunir para depois compartilhar com os demais. Ao mesmo tempo o ato de colecionar parece uma busca por testemunhas do seu presente e por lançar-se, ainda que de maneira trôpega, incerta, no desafio de se criar um outro passado visível, acabe gerando um outro futuro possível. Uma história sem a obrigação de sentido, de verdade. Colecionadores como alteradores de realidade através do desencavar de coisas que produzam a sensação de maravilha, de alteridade. Pontos de desvio, pontos de inauguração de sentidos, portas para outros universos.

Sala de maravilhas se lança assim à aventura de criar uma coleção de maravilhas de um grupo de artistas e sua inserção em tempo real na vida compartilhada com as demais pessoas. Uma coleção de suas trajetórias artísticas, dos seus dias, de sua inserção em uma história da arte da cena, dos seus imaginários e dos de uma época. Uma coleção de homens e mulheres, de mundanos, de brincantes, de sincretistas, de tropicálias revividas. Uma coleção de sublimes.

Pensada como um encontro, Sala de maravilhas, reúne em torno de Gustavo Ciríaco, um conjunto de artistas, entre os que trabalham com Ciríaco há anos e os que lhe são companheiros de cena, de história, todos envolvidos na construção de um lugar, de um inventário, de um presente passado futuro em uma sala de maravilhas.


O projeto foi contemplado pelo FADA 2012 (Fundo de Apoio à Dança da Cidade do Rio de Janeiro). Ciríaco integrou o programa International Creator in Residence da Tokyo Wonder Site, no Japão desenvolvendo o projeto A room of Wonder | Tokyo, com 9 artistas locais. (Set.-Nov. 2012). Em Janeiro, o projeto se inicia no Rio de Janeiro com artistas locais.



Sala de Maravilhas | Rio de Janeiro

Concepção e Direção Artística  – Gustavo Ciríaco
Núcleo central -  António Pedro Lopes, Dyonne Boy, Gustavo Ciríaco, Ignacio Aldunate e Milena Codeço
Artistas convidados - Marcela Levi e Lucía Russo
Artistas colaboradores: Pedro Rivera (arquitetura), Marta Bernardes (poesia), Fred Benevides (cinema), Domenico Lancelotti (música)
Estagiário - Lucas Bueno
Cenografia – Pedro Rivera
Direção de Produção e Administração– Marta Vieira
Fotografia - Paula Kossatz


About Me

My photo
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Rio de Janeiro. I am a performing artist and art maker coming from dance. I love to dialogue with the historical, material and affective context we are immersed in any given situation. As art form, my work goes from multimedia stage conceptual work to convivial and open-air pieces. It strikes me the awareness and fictions arising from the sublime of daily situations, its materiality, the reference points that we cling to and build up our relation to reality and how meaning grows from this. contacts: gustavociriaco@gmail.com | marine@elclimamola.com

Blog Archive