Algumas histórias. A do público. A do performer. Um ponto de encontro: sala de espetáculos. Um espaço de expectação, de convivência, de evasão. Um espaço de códigos compartilhados. Um espaço de encontro. Como tornar visível aquilo que está presente e constitui a situação de um espetáculo de dança em um teatro? Como explicitar o óbvio, o já acordado, porém já esquecido na relação espectador e performer?
Em um desenho chamado Nada. Ello dirá. (Nada. Vocês verão.), onde um cadáver escreve a palavra “Nada” em uma pedra, o pintor espanhol Goya faz uma alusão à expectativa diante da morte, da evasão do mundo material e da ausência de divino, de um nada ao qual todos estariam destinados. Um mundo sem Deus. Sem além.
De modo estranhamente similar, o lugar físico do teatro está associado a uma série de expectativas que também produz um certo além, um certo transpor de realidade, de evasão mesmo, onde há a criação de dois tempos, dois campos aparentemente separados, o do performer que age e o do espectador que frui essa ação. Navegando por esses mares, Nada. Vamos ver. gira em torno dos acordos tácitos que existem na partilha comum entre público e performer no espaço físico do teatro durante um espetáculo de dança. Jogando com a expectativa e com os papéis pré-definidos entre espectadores e bailarinos, a peça se aventura ora pela explicitação dos códigos e regimes de atenção presentes numa situação de apresentação, ora pela redefinição temporária dos papéis dos atores responsáveis pela performance nos dois campos que ela envolve: palco e platéia.
Nada. Vamos ver. contou para a sua pesquisa (sob o título provisório de Tempo de Lamento & Tempo de dança) com fundos do Prêmio Klauss Vianna (pesquisa) para a dança, promovido pela Funarte. O projeto também foi selecionado pelo Centro Internacional d´Accueil et d´Éxchanges Les Récollets (Paris, França), onde Ciríaco realizou residência artística durante os meses de julho a setembro de 2008. Em novembro de 2008, o projeto foi apresentado em regime de ensaio aberto no quadro da Ocupação do Teatro Gláucio Gil pelo grupo Coletivo Improviso, durante o Panorama de Dança. Sua estréia nacional ocorreu em fevereiro de 2009 no SESC Avenida Paulista, em São Paulo e sua estréia européia aconteceu em novembro de 2008, no Festival Temps d’Images / Culturgest, em Lisboa.
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Some stories. The public. The performer. A meeting point: the spectacle room. A place of expectation, of conviviality, of evasion. A place of shared codes. How to make visible that which is already present and constitutes the very situation of a performance in a theatre? How to explicit the obvious, what has already been agreed upon, though forgotten, between public and performer?
In the drawing Nada. Ello dirá. (Nothing. You shall see), where a corpse writes the word "Nada" [Nothing] on a tablet, the Spanish painter Goya alludes to the expectation towards death, the evasion from the material world and the absence of the divine, a void all people seemed destined to. A world without God, without beyond.
In a strangely similar way, the physical space of the theatre is associated to a series of expectations which also produces a certain beyond, a certain transposition of the reality, a shared illusion. In this specific case, two fields are instantaneously created, apparently apart: the stage and the audience.
Nothing. We shall see (2009) premiered at SESC Avenida Paulista, in São Paulo and later at Festival Temps d’Images / Culturgest, in Lisbon. It was awarded Funarte Klauss Vianna Prize and was in residency at Centre International d´Accueil et d´Éxchanges Les Récollets (Paris, France, 2008).
concepção & coreografia
conception & choreography
Gustavo Ciríaco
criação & performance
creation & performance
Ignacio Aldunate, Francini Barros, Gustavo Ciríaco, Milena Codeço & Dyonne Boy
creation & performance
Ignacio Aldunate, Francini Barros, Gustavo Ciríaco, Milena Codeço & Dyonne Boy
assistência de direção & colaboração artística
direction assistance & artistic collaboration
Flavia Meireles
bailarino virtual
Ignacio Aldunate & Leo Nabuco
vídeos
videos
videos
Gustavo Ciríaco, Ignacio Aldunate, Leo Nabuco
projeto de luz
lightning design
lightning design
José Geraldo Furtado Gomes
trilha sonora
Rodrigo Marçal – Aprx
professores
teachers
teachers
Flavia Meirelles, Maria Alice Poppe, Renata Reiheimmer, Joelson Gusson
residências
residencies
Centre International d’Accueil et d’Échanges Les Récollets / Paris
residencies
Centre International d’Accueil et d’Échanges Les Récollets / Paris
Ocupação Orquestra Improviso – Teatro Glaucio Gil (Rio de Janeiro)
co-produção
co-production
SESC São Paulo
Culturgest | Caixa Geral de Depósitos – Lisboa