Tuesday, March 20, 2012

Sala de maravilhas

|Sala de maravilhas|



Sala de Maravilhas era uma coleção enciclopédica na Europa Renascentista, de tipos de objetos cujas fronteiras categóricas estavam ainda por ser definidas. A terminologia moderna viria categorizar os objetos incluídos como pertencendo à história natural, à etnografia, ou como relíquias históricas, obras de arte, antiguidades, etc. Um microcosmo ou um teatro do mundo, um verdadeiro teatro de memória.

Os Wonder rooms ou salas de maravilhas eram mais do que mera ostentação de conhecimento ou mundanismo, eram inventários particulares, individuais, altamente meticulosos do que se sentia como fora do comum, como marcante, estranho, singular. Uma espécie de diário tridimensional do que produzia maravilha em uma pessoa. O resultado de uma visão rebuscada do que se exporia para o mundo ver. Há na coleção antes de tudo a figura daquele que escolhe o que recolher do mundo para que os outros o vejam. Desejo de partilha? Desejo de inventário? Construção de um passado? Sua invenção?


Uma Sala de Maravilhas é um projeto de criação de uma instalação coreográfica a ser desenvolvido por um conjunto de artistas e profissionais convidados pelo coreógrafo Gustavo Ciríaco, tendo como mote as salas de maravilhas, protótipos dos futuros museus.

Uma sala de maravilhas | workshop é um momento de pré-pesquisa onde pretendo compartilhar os princípios do projeto e buscar com os alunos ferramentas de trabalho para performativamente fazermos um protótipo de uma pequena sala de maravilhas.

De 20 até 24 de março, das 14h até às 18h
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino 115
Rio de Janeiro, 20520-200
Tel.: 021 2238-2183

About Me

My photo
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Rio de Janeiro. I am a performing artist and art maker coming from dance. I love to dialogue with the historical, material and affective context we are immersed in any given situation. As art form, my work goes from multimedia stage conceptual work to convivial and open-air pieces. It strikes me the awareness and fictions arising from the sublime of daily situations, its materiality, the reference points that we cling to and build up our relation to reality and how meaning grows from this. contacts: gustavociriaco@gmail.com | marine@elclimamola.com

Blog Archive